segunda-feira, 12 de março de 2012

Cuidados com a Estomatite


Pais devem ficar atentos a sintomas como salivação excessiva, dor ao engolir ou ao comer, febre e mau hálito em crianças. Esses podem ser sinais da estomatite, lesão da área que cobre a parte interna da boca e que pode ser transmitida por bactérias, vírus e fungos. Aquela feridinha conhecida como sapinho, na verdade, é um tipo de estomatite causada por fungo.

A pediatra do Hospital da Criança Conceição em Porto Alegre, ligado ao Ministério da Saúde, Márcia Marquesan, explica como as estomatites aparecem nas crianças: “Então, se é uma placa branca que facilmente se solta quando a gente raspa, mas que fica um pouco sangrante embaixo é o sapinho que é aquele que a gente raspa e em seguida sai aquela lesão e a criança não tem um machucado na boca, ela só tem uma placa branca. As que são por vírus, por exemplo, o vírus do herpes que pode causar lesões dentro da boca são lesões mais feias, são como aftas, umas aftas muito grandes, é uma bolha d’água que se rompe e que pode sangrar.”

Para evitar o problema, a especialista destaca como essencial manter a higiene das mãos e da boca: “É manter cuidados de higiene dos objetos em que a criança tem contato. Chupetas, bicos de mamadeira eles devem ser lavados e fervidos diariamente. Cada criança tem que ter os seus objetos de uso individual, não trocar, compartilhar objetos com outras crianças. Evitar se beijar as crianças na boca porque a gente tem bactérias, fungos tudo dentro da nossa boca só que para nós pode não estar causando nenhuma lesão, mas um bebê que não tem a imunidade completamente formada vai causar uma lesão.”

A pediatra Márcia Marquesan conta que não há grandes motivos para que os pais fiquem preocupados. Na maioria dos casos, a estomatite é eliminada por conta própria. Com exceção do sapinho porque é causado por um fungo e precisa de tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário